Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rover 213 SE - o IQ

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 6:44 pm

Então cá estão as novidades.

Em meados de Março atingiu esta marca:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00430

E a prenda veio agora, como verão mais à frente. Smile

Entretanto, depois das chuvas de Março, decidi dar uma boa limpeza.
Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00109


Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00108

Resultado:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00111
(aqui podem-se ver uns toques que a minha mãe fez o favor de dar com o 213).

E um problema a resolver.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00125

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00128

E nos interiores, consegui limpar alguns pontos piores.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00134

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00135

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00138

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00137

Um 50/50
Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00140

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00141

E a ida à IPO:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00441

Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 7:02 pm

Sempre achei uma grande falha nestes 200Mk1 o facto de não terem madeira no tabliêr. Qualquer Rover tinha, desde o pequeno 100 até ao contemporâneo 800.

Inspirando-me em interiores de carros mais luxuosos da altura, como:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Interior

Ou, para manter a linha britânica e a irmandade da marca:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 09092009699

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 09092009702

Graças a uns photoshops feitos por um membro do fórum MG-Rover, já deu para ter uma ideia do efeito:

Sem nada na grelha de ventilação do passageiro

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 214wood3

Com madeira nesse sítio:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 214wood4-1

Mais cedo ou mais tarde, o meu interior vai ficar algo desse género. Smile

Eis que o 213 começa a receber visitas de um "bisneto" na versão desportiva (de um colega meu) Razz

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00484

(sim, as "grelhas" do guarda-lamas são fake, e vão sair... Já vinham do antigo dono)

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00482

Pedi a ponteira emprestada ao MG ZS, para ter uma ideia de como ficava no 213:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00586

Horrível, portanto. Smile

Ainda assim, eu sempre quis ter uma de dupla saída, com "corte".

Arranjei algo que me satisfaz, com as medidas exactas para caber no "corte" do para-choques:

Portanto:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00599


Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 7:17 pm

O ZS deu um problema (embraiagem nas lonas, não foi a junta, atenção, apesar do carro ser bastante... Puxado, vá. Laughing), e teve que passar uns dias aqui em casa, para o meu pai o deixar de novo apto para gastar borracha!

Por isso, mais uma foto.


Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC004591

É engraçado ver que o meu 213 é mais baixo de origem que uma versão desportiva de um carro mais recente. Very Happy

Ainda assim, aquele MG agarra-se tãão bem. Shocked

Passada uma semana, foi o meu 213 a dar problemas. Começou a aquecer.

Inicialmente, pensava-se que era de uma fuga pelo radiador. Esta existia, em pequena quantidade, e não justificava os aquecimentos.

Depois, viu-se que o sensor do termoventilador não estava em condições. Foi arranjado.

No dia seguinte, novo aquecimento. Chegado a casa, deixei o carro arrefecer, e meti-lhe liquido de refrigeração... Que ele imediatamente deitou fora.

Toca a ver o que se passa:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00654

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00655

Era um tubo metálico, que passa por baixo da admissão.

O problema: este tubo já não se fabrica, seja na Honda ou na concorrência.

Consequência: a minha prenda de anos veio antecipada, e o engine swap veio mais cedo.

O dador:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Img025

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Img017sm

Quando coloquei o 213 na oficina para passar à operação, inexplicavelmente, começou a pingar óleo. E se há coisa que este carro nunca tinha feito foi perder óleo, seja queimado ou perdido por fugas!

Estranho, estava mesmo a despedir-se.


Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00658

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00659

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00660

Em jeito de despedida, eis o vídeo que gravei após a descoberta do problema do ventilador (e a panela de escape também estava bonita, estava. Evil or Very Mad ):


Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 7:22 pm

Então pronto, fora com o motor:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00661

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00662

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00663

A futura alma do 213:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00666

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00667

Comparando com o antigo D13:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00668

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00669

E o mesmo apoio tinha lugar no D14:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00673

Mas foi o único que era igual a mais de 90%, vá.

O resto diferia em tudo:

D13:
Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00672

D14:
Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00674

D13:
Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00671

D14:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00675

Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 7:27 pm

Não há problema!

Metemos o motor no sítio, apoiado pelo apoio (peço desculpa pela redundância), e pela corrente, para além de ter uma preguiça por baixo.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00679

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00680

Decidimos usar os apoios do Concerto.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00681

Tinhamos que fazer, então, uns encaixes para os integrar no 213.

Para além disso, o selector da caixa era demasiado comprido, pelo que também se usou o do Concerto.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00684



Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00685

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00686

E o resultado:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00687

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00688

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00690

Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 7:36 pm

Em termos de escape:

Tivemos que usar, obrigatoriamente, o colector do Concerto. E, como a linha do 213 era mais fina, decidimos manter a do Honda.

Logo, houveram algumas alterações.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00691

Os apoios centrais, visíveis na foto, tiveram que ser virados ao contrário, ficando apontados para a frente.

Surpreendentemente, o resto da linha é tal e qual!

A curva é um pouco mais larga, mas nada que um processo de corte e costura não resolva.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00698

Os apoios já corrigidos:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00699

No entanto, a panela do Concerto é demasiado grande. Logo, vou ter que usar uma apropriada para o 213.

Estas eram as duas que saíram.

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00700

Estão a arranjar-me uma de um 216 Vitesse, do lado direito, e talvez fique apenas com essa, uma vez que a linha do Concerto tem duas panelas no centro ( e não uma como o 213). Para já, está em stand-by.

Assim sendo, continuámos os trabalhos no motor:

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00701

Fica mesmo um "tight fit"!

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00702

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 DSC00703


Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Jacinto Sáb Jun 18, 2011 7:40 pm

Após a aquisição de um radiador, era altura de testar o funcionamento do D14A1 no 213:



Tudo em ordem? Toca a pôr o carro no chão para um test-drive!

Tive aqui a oportunidade de o conduzir, e só tenho uma coisa a dizer: está no ponto.
Está mais suave do que estava, agradou-me bastante. E está com uma força dos diabos! Ainda assim (por razões óbvias, e por ter o meu pai ao lado, não puxei por ele... Muito, vá).

No entanto, o meu pai, que também o conduziu, ficou bastante impressionado com a condução do carro (é de notar que ele antes não gostava muito).

Agora, as más notícias (começado pela não muito má):

É necessária uma nova tampa do vaso de expansão.

E a má, mesmo má:

Mesmo a chegar a casa, ao fazer uma curva à esquerda (em modo ratátá), ouve-se um "TAC", e deixou de haver tracção.

Porquê? Porque a transmissão do lado esquerdo não estava bem encaixada. Novamente, porquê? Porque o "copo" da transmissão, que assenta na caixa, é mais curto no 213 que no Concerto (de resto, tem tudo exactamente o mesmo tamanho. No lado direito, a transmissão é igualzinha!).

A parte má é que não se pode trocar o copo, porque não há nada compatível: aqueles "anéis" que agarram os copos são muito maiores no Concerto, o sítio onde os aneis encaixam é mais largo no 213, as estrias dessa peça são diferentes entre si...

E porque é que não se trocam as transmissões, perguntam vocês? (Ou não). Porque o diâmetro da ponteira do lado da manga de eixo é maior no Concerto. E porque é que não se trocam as mangas de eixo? Assim até se ficava com o problema dos discos resolvidos!

Simples, os amortecedores são bastante mais largos no Concerto.

Enfim, é uma porcaria de nada que nos está a deixar a ver navios, depois daquilo que já foi feito... Nem sei o que diga.

Resta saber o que fazer... Ou tento arranjar um "copo" compatível, de outro modelo, com os mesmos encaixes do 213 mas com o comprimento do Concerto, ou recorro a um torneiro para modificar as peças...

Mar pronto, há-de se conseguir ultrapassar isto! Smile




Jacinto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  goncaloclaramelo Dom Jun 19, 2011 6:56 am

Hello Very Happy
Fogo isto levou uma grande refescadela!
Adorei o pormenor do photoshop, acho que quando puderes (claro) era uma coisa a fazer Smile
Alto motorzinho do Concerto, e realmente foi mesmo "tight" affraid
Só faltam aí umas jantes.
Cumprimentos.

goncaloclaramelo

Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 33
Localização : Maia (Castêlo da Maia)

Ir para o topo Ir para baixo

Rover 213 SE - o IQ - Página 2 Empty Re: Rover 213 SE - o IQ

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos